Corinthians se dá bem no EUA



O Corinthians USA se classificou para a US OPEN 2014, o mais tradicional torneio de futebol do país, e disputará vaga na CONCACAF, que dá vaga para o Mundial de Clubes da FIFA.
Eram varias as opções para conseguir a sonhada classificação.

Uma delas era inscrever o recém formado CORINTHIANS USA na MLS – Major League Soccer, o que na pratica custaria $ 75 milhões de dólares do preço da franquia mais o custo de se manter neste nível, necessitando seguir a risca todos os padrões que a franquia exige em salários, estrutura e etc.
Também existiam os caminhos para se chegar na US OPEN através da Segunda Divisão, da Terceira e da Quarta divisões profissionais.
Todas elas com alto investimento inicial.
Ao iniciante CORINTHIANS USA, só cabia uma opção economicamente viável. Concorrer com outros seis mil times amadores para conseguir uma das oito vagas reservadas para tais equipes de todos os estados dos Estados Unidos.

O resultado foi surpreendente.
A classificação veio na primeira tentativa.
O time, liderado pelo ex- jogador são-paulino Palhinha, é formado por profissionais vindos do Brasil, Nigéria e Camarões bem como por amadores nascidos nos Estados Unidos, como estudantes de universidades e profissionais liberais.
O Corinthians USA conta atualmente com 16 brasileiros de um total de 25 atletas.

No time titular jogam oito brasileiros que vivem exclusivamente do futebol.
O clube manda suas partidas no Estádio Citrus College Stadium, na cidade de Glendora, com capacidade para 10.000 pessoas.
Atualmente o orçamento mensal da equipe é de 45 mil dólares, mas a competição da US OPEN exige 30 mil dólares a mais.
Até agora já foram investidos aproximadamente $ 1,5 milhões de dólares entre salários, moradia, alimentação, transporte e logística.
O Corinthians USA ainda não gera receitas.

A ideia de montar o CORINTHIANS USA surgiu da já existente CORINTHIANS SOCCER ACADEMY, escolinha de futebol oficialmente filiada ao Sport Club Corinthians Paulista, que tem como objetivo a formação de profissionais nos Estados Unidos.
Esta unidade deveria ter o suporte do time profissional do Corinthians Paulista, mandando jogadores de uma a duas vezes por ano para dar clinicas e palestras, bem como fazer jogos de exibição.
Devido ao calendário brasileiro, esse suporte se tornou inviável.
Dai a necessidade de se criar um time profissional nos Estados Unidos, onde os alunos e atletas formados na CORINTHIANS SOCCER ACADEMY pudessem mostrar e desenvolver seu talento.

A partir do mês de Abril, o CORINTHIANS USA estará oficialmente ligado ao departamento de futebol de base do CORINTHIANS PAULISTA, que deve enviar jogadores para competir na edição 2014 da LAMAR HUNT – US OPEN.
O projeto é gerenciado e financiado por Josias Baptista Montegan (empresário da telecomunicação) e também pelo departamento de futebol, liderado pelo ex-jogador do São Paulo Futebol Clube, Jorge Ferreira da Silva (Palhinha).

'CORINTHIANS NA MLS'
Com o rápido crescimento do projeto, Josias Baptista quer mais. Além de tentar fazer um campeonato de futebol amador, nos moldes dos pontos corridos, o brasileiro também vai tentar cotizar o Corinthians USA. Tendo maiores recursos financeiros, o planejamento é formar uma equipe para entrar de vez no futebol profissional dos Estados Unidos. "O objetivo é quem sabe um dia chegar à MLS (Major League Soccer, equivalente à primeira divisão de futebol dos EUA)", afirma Palhinha. O headcoach também fala sobre o crescimento do "soccer" nos Estados Unidos. "O futebol está tão diferente aqui que já é o quarto esporte mais forte e popular do país. E da forma como está crescendo, acredito que daqui a uns 3 anos o futebol pode estar quase como o primeiro esporte dos EUA."



Vi aqui

Comentários